26/082011
AUTORA: Maria dos Anjos Pereira de Sousa
Porto Franco - MA.
ESTRUTURA CURRICULAR
Modalidade/Nivel: Ensino Médio
Componente Curricular: Geografia/Arte
TEMA: Traços Culturais de Porto Franco
FINALIDADE: Executar a prática das Teorias adquiridas no Curso Ensinando e Aprendendo com as TIC`S.
OBJETIVOS: Conscientizar a comunidade porto franquina principalmente educadores e educandos, do valor e necessidade e do estudo da cultura para a formação de um cidadão culto e consciente de seu papel dentro da sociedade.
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Identificar a importância da cultura no dia a dia;
- Resgatar os valores culturais de Porto Franco;
- Concientizar a sociedade sobre a importância do folclore e tradiçoes existentes em nossa região;
- Levar ao conhecimento de todos os tipos de comidas tipicas encontradas em nosso município.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES
05 aulas de 50 minutos
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR
Apartir da sua existência o homem tem convivido diretamente com a cultura da qual é parte integrante no seu cotidiano nos últimos anos, com o desenvolvimento, o homem sentiu a necessidade de resgatar nossa cultura que vem sendo esquecida.
Por este motivo, através da nossa experiência como docentes, levou nos a trabalhar sobre traços culturais de Porto Franco. Pois não só Porto Franco, mas outros municípios, não estão imunes a essa problemática que, para nós, já é motivo preocupante o desinteresse do aluno pela nossa cultura.
Este estudo está voltado diretamente pra aprendizagem do aluno, em hipótese alguma, fazer críticas destrutivas à educação deste municipio do qual somos membros. Mas sim, trabalhar em cima destas dificuldades que atinge toda a classe estudantil, as famílias, ou seja, toda a sociedade porto franquina.
As atividades com os alunos serão efetivadas em grupo, no Laboratótrio de Informática da própria escola e com pesquisa na Internet.
FONTE DO RECURSO
GOMES PEREIRA,Waldemar. Meu Pé de Tarumã Florido: Um retrato de Porto Franco. 1ª ed. Imperatriz: ética.1997.
NASCIMENTO, Maria Nadir, ett. Terra das Palmeiras: Geografia e História do Maranhão. edição renovada. São Paulo: FTD, 1996.
GOMES PEREIRA, Waldemar.50 anos aos pés da Imaculada: Jubileu de Ouro. 1ª ed.Imperatriz. Ética editora 2000.
AYALA, Marcos ett all. Cultura Popular no Brasil. Ática, São Paulo, 1987.
LINKS:
RECURSOS DA AULA
O trabalho será desenvolvido através de:
- Cartazes;
- Mural;
- Fita de Vídeo;
- Paródia;
- Coreografia;
- Receitas de pratos alternativos;
- Dramatização;
- Musicas folcloricas de cantores maranhense;
- Fotografias;
- Livros;
- Teatro.
ATIVIDADES
1- Representar a história do bumba meu boi através de teatro.
2- Representar as danças dentro do folclore maranhense como:
a- dança do coco;
b- Cacuriá;
c- Tambor de criola.
3- Fazer um levantamento sobre a origem de cada dança apresentadas.
4- Apresentar os ritmos musicais maranhense através de coreografia.
5- Criar paródias usando como melodia musicais de artistas maranhense como:
a- Erasmo de Bel
b- Papete http://www.lastfm.com.br/music/Papete/O+Melhor +de+PAPETE
Avaliar através do desenvolvimento coletivo nos seguintes aspectos:
a- Criatividade nas atividades desenvolvidas;
b- Caracterização dos personagens;
c-Sicronia nas danças desenvolvidas;
d- Observar o interesse do aluno no desempenho dos trabalhos propostos;
e- Participação na realização das atividades sugeridas;
f- Pesquisas;
g- Produção de textos.



Lindo seu trabalho...
ResponderExcluir